7 de jul de 2014

Resenha Literária - A Espada de Shannara #01


. Titulo: A Espada de Shannara - Livro 01
. Autor(a): Terry Brooks
. Editora: SdE Brasil
. Páginas: 535
Há muito tempo as Grandes Guerras do Passado arruinaram o mundo.
Vivendo no pacífico Vale Sombrio, o meio-elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Mas o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada somente por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem e é sobre ele que repousam as esperanças de todas as raças. Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira a serviço do mal voa até o Vale Sombrio, Shea sabe que começará a maior aventura da sua vida.
Narrado em terceira pessoa, A Espada de Shannara é o primeiro livro de uma trilogia que leva o nome do mesmo. Tudo começa quando duas grandes guerras devastaram o mundo. As cinco que raças habitam as terras se enfrentaram causando o caos e a destruição. E nesse cenário pós guerra conhecemos os irmãos Flick e Shea e seu fiel amigo Menion. Eles Viviam no pacífico Vale Sombrio. Mas a vida desses três mudará por completo quando um Feiticeiro que se julgava morto muito tempo planeja voltar e destruir o mundo. 

A única arma capaz de detê-lo é Espada de Shannara. Um misterioso homem chamado Allanon aparece a Shea e diz que ele é o último da linhagem de Shannara, portando o único que pode usar a espada. Com a responsabilidade de salvar todo um mundo de cair novamente na destruição, Shea, junto com Fliks e Menion Leah partem em busca da espada de Shanara, e assim se dá inicio a toda a aventura.

Sendo o  livro do autor Terry Brooks, publicado pela primeira vez em em 1977 A Espada de Shannara é é o primeiro livro de uma trilogia que leva o nome do mesmo. Eu li com bastante cuidado e posso afirmar sim que o autor foi fortemente insperado por J. R.R.Tolkien, mais precisamente pelos livro da série O Senhor dos Anéis. Mas inspiração não quer dizer plágio, e parecido não quer dizer igual. Esse livro tem tem identidade própria, apesar das semelhanças. Aliás, como fã de livros do gênero tenho lido muitos títulos com esse tema e diversos deles mostram influências direta do Tolkien. Isso é ruim? absolutamente! Levando em consideração que o autor é referencia no mundo da literatura fantástica.

Quem como eu é fã de fantasia não vai se decepcionar com esse livro. O enredo é ótimo, os personagens são muito bem escritos e o mundo fictício onde se passa a história foi muito bem construído em seus detalhes. As cenas de batalhas são muito bem narradas, com detalhes que enriquecem a leitura mas sem entediar. Repleto de ação, aventura e criaturas como: Gnomos, Elfos, Trolls, anões e etc... A Espada de Shannara é leitura obrigatória para os fãs do gênero fantasia.

Falando da parte física do livro, essa edição está muito bonita. A capa é linda e retrata bem o conteúdo do livro. Revisão e diagramação excelentes e claro que não posso deixar de mencionar o mapa lindo que veio junto com o livro. Quem me conhece sabe que amo mapas, e amo mais ainda quando eles vem separados do livro pois se torna mais fácil conferir os lugares onde de passam os fatos. A editora está de parabéns! Aos fãs desse gênero e aos que estão iniciando nesse tipo de leitora, recomento esse livro. São 535 páginas de fantasia de primeira qualidade, vale muito a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Todos os direitos reservados ©2010 - 2012
Powered Blogger